O Universo é um organismo vivo, dinâmico, evolutivo e mutável, constituído de um Fluído Cósmico elementar, primitivo e primordial, completamente destituído de massa, o qual é o responsável pela formação de tudo o que existe no Universo e do qual derivam, por transformações, todas as outras formas materiais e energéticas existentes. Difunde-se pelos espaços interplanetários, penetrando nos corpos, ocupando todos os espaços, como um oceano imenso no qual tudo e todos estão mergulhados. Apresenta-se em movimento permanente. É o fluído mail sútil, perfeito e independente, que modificado, dá origem a inúmeros outros corpos e determina a propriedade de cada um deles. O oceano de fluído cósmico é a fonte primordial da arquitetura universal, responsável por todas as manifestações da matéria, em todos os planos existentes no nosso planeta (material e espiritual). É o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e não teria as qualidades que a gravidade lhe dá.
A Energia Qi ou Chi ou T’chi ou Ki ou Prana ou Energia Vital
A Energia Qi ou Chi ou Ki ou Prana ou Energia Vital, como tudo, também tem sua origem no Fluído Cósmico Universal, nele imerso em estado latente, até que os seres vivos o absorvam ou assimilem. O conceito da Energia Qi é um dos mais importantes no entendimento da medicina oriental e da visão de mundo chinesa. Wang Chong, um sábio que viveu de 27 a 97 DC, afirmou certa vez que “a vida e a morte não são nada em si mesmas, mas uma agregação e dispersão da energia Qi”. Com isso ele queria dizer que absolutamente todo organismo vivo existente na Natureza (em qualquer dos seus estágios: sólido, líquido ou gasoso), é constituído por essa energia, já que seu movimento é a base de tudo o que existe. Une-se a todos os seres vivos ao nascerem, desenvolvendo a vitalidade latente, dando-lhe vida e movimento, distinguindo o ser vivo do ser inerte. O ser vivo deixa de ter vida sem essa energia, ao mesmo tempo que essa energia não tem vida própria sozinha. Quando o corpo sofre certas lesões, a Energia Qi restabelece a união entre as partes do organismo que foram lesadas. No caso de lesões que ultrapassam determinados limites, a energia Qi torna-se insuficiente para conservar a vida do corpo, ocasionando a dispersão. No final da vida, essa energia retorna ao Universo para sofrer novas transformações, na formação de novos seres.
Pode-se considerar a Qi como sendo:
– Energia em movimento;
– Energia Universal que permeia as coisas animadas;
– Não pode ser vista a olho nu, assim como as ondas ultras violetas ou ondas de radio;
– Podemos reconhecê-la pelos seus efeitos.
Através da observação criteriosa dos corpos e do mundo que os cerca, os cientistas naturais da China antiga chegaram à conclusão de que a energia do corpo humano é energia materializada, assim como tudo que é matéria. O universo e tudo o que nele existe, inclusive os seres humanos, formam uma vasta teia de aglomerados, conexões, fluxos e trocas energéticas. A energia Qi é a base da vida e da nossa saúde:
– quando está no auge e em equilíbrio, nosso sistema imunológico está forte;
– quando está desequilibrada, nos tornamos alvo fácil para invasões e desorganização de vários vírus e bactérias. É por isso que as pessoas reagem de formas diferentes ao meio que as cercam. Em contato com as mesmas condições ambientais (por exemplo, uma mudança brusca de clima) algumas pessoas ficam doentes, apresentando sintomas desagradáveis e outras não. E os padrões de energia são individuais, assim como as impressões digitais. Eles vão determinar a maneira como reagimos aos impactos, de acordo com o nível de vitalidade, dando a nossa resposta a condições adversas e a nossa melhora diante dos tratamentos. São as nossas reservas individuais de energia que proporcionam a força interna para nos mantermos saudáveis. Toda cura e a própria manutenção da saúde dependem dessa energia.
A Energia Qi e nosso corpo físico
O nosso organismo físico se impregna da Energia Qi e ela dá atividade a todas as partes do organismo. Por outro lado, também são os órgãos que ativam e desenvolvem a atividade da Energia Qi no corpo físico. A Energia Qi continua a ser absorvida e assimilada pelo organismo, através dos alimentos, da respiração, vibração e pela pele (através dos pontos terminais), e o bom funcionamento dos órgãos mantém a circulação dessa energia no organismo. Essa circulação é efetuada por canais energéticos chamados de Meridianos. A Energia Qi flui ininterruptamente através de 5 níveis no organismo: o primeiro e mais profundo localiza-se dentro dos ossos, o segundo nos músculos, o terceiro nos vasos sanguíneos e linfáticos, o quarto na região subcutânea e o quinto na superfície da pele. Todos os meridianos utilizados pela Acupuntura pertencem ao quarto nível (região subcutânea). O bloqueio do fluxo dessa Energia Qi gera como consequência uma série de transtornos e sintomas sem causa aparente, podendo gerar como consequência uma doença. Essa surge justamente quando o equilíbrio interno se desfaz, debilitando o organismo e destruindo sua imunidade. Enquanto a Acupuntura atua no desbloqueio do fluxo energético para tratamento no alívio de dores físicas e doenças, a EFT (que utiliza alguns pontos da acupuntura) atua no bloqueio do fluxo energético causados por questões emocionais, desbloqueando-os e fazendo com que a energia flua livremente, fazendo com que a pessoa se sinta mais livre, leve, solta, mais alegre, mais lúcida, mais disposta e mais intuitiva.