“Você não é um ser humano que está tendo uma experiência espiritual e sim um ser espiritual que está tendo uma experiência física” – Nikos Kazantzadis – poeta grego.
Nós seres humanos não somos apenas um corpo físico. O corpo físico é apenas um dos vários corpos que formam o ser humano. Assim como os sistemas do Universo formam um complexo de energias que se interagem, nós seres humanos também somos um ser energético, ou seja, um ser composto de vários corpos energéticos que se interagem e interagem com o meio em que vivemos. Um dos significados de corpo é instrumento do Espírito ou invólucro no qual o Espírito se manifesta ou interage com o mundo exterior.
Nós, seres humanos, somos seres multidimensionais, ou seja, nós nos manifestamos em várias dimensões ou diferentes planos. Segundo a Teosofia ou Filosofia Esotérica, o ser humano é uma criatura setenária, governada pelo Espírito, o qual tem 7 corpos constitutivos que são:
1. Corpo Físico ou Corpo Denso;
2. Corpo Etérico ou Corpo Vital ou Duplo Etérico;
3. Corpo Emocional ou Astral ou Psicossoma ou Perispírito;
4. Corpo Mental Inferior ou Mental Instintivo ou Mental Concreto;
5. Corpo Mental Superior ou Intelecto ou Causal ou Abstrato;
6. Corpo Espiritual ou Corpo Búdico;
7. Espírito ou Corpo Átmico.
O Espírito representa o ser pensante, ao passo que os demais corpos são invólucros que os envolve e que lhe permite funcionar em várias regiões do Universo, mantendo a sua identidade. São instrumentos dos quais o Espírito se utiliza para se manifestar onde estiver. Esses invólucros não são corpos materiais ou feitos de matérias como às conhecemos, as quais nós podemos ver e tocar. São corpos sutis, etéreos, como campos de energias que coexistem com o corpo físico, numa outra dimensão eletromagnética. Cada um age como uma camada protetora para o outro, do físico (no interior) para o mais etéreo (mais exterior). Os corpos: Físico e Etérico são corpos que adquirimos quando nascemos e deixamos quando morremos. Os demais são corpos que continuam com os Espíritos após a sua morte. Como os três primeiros corpos (Físico, Etérico e Emocional) são os que mais nos interessam, daremos ênfase a esses, até porque são os que mais conhecemos, além de serem os mais atuantes no contexto do nosso dia a dia.
Corpo Físico
Carcaça de carne, constituída de órgãos, músculos, nervos, glândulas, etc. Instrumento passivo, constituído de 60 trilhões de células organizadas e administradas pelas leis da vida e sob o comando do Espírito. Nele se somatizam (acumulam) vários impulsos harmônicos e desarmônicos dos demais corpos citados, gerando como efeito desde sensações de bem estar, de arrepios e vibrações agradáveis; até dores, transtornos e doenças de toda ordem, as quais ocorrem como consequências no corpo físico e não causas. É o único estudado e conhecido pelas ciências terrestres oficiais.
Corpo Etérico
Agente intermediário ou elemento de ligação entre o Corpo Emocional e o Corpo Físico. Transmite para o cérebro físico, todas as vibrações dos impulsos e emoções que o Corpo Emocional recebe do Espírito. Filtra, capta e canaliza todas as energias que alimentam o Corpo Físico. Sua principal função é promover a saúde do Corpo Físico de forma autônoma, sem que o Espírito precise se ocupar com isso conscientemente. É um reservatório vital. É permanentemente acoplado ao Corpo Físico, com mesma dimensão e forma (ultrapassando apenas 6 milímetros da pele), e uma vez morrendo o Corpo Físico esse também se desfaz. Absorve a energia vital do Sol, conjugando com as forças exaladas do meio físico em que se encontra e as distribui pelo sistema nervoso e por todo o organismo. Sensível ao perfume, frio, calor, magnetismo, condimentos, ácidos, sedativos e entorpecentes. É comum pessoas que perderam um ou mais membro de seu Corpo Físico, queixarem-se de dores ou coceiras nesses órgãos já amputados, uma vez que após a amputação, a energia do Corpo Etérico leva um tempo ainda para se adaptar a nova forma.
Em determinadas situações, realiza uma proteção no Corpo Físico, contra vibrações emocionais violentas emanadas pelo Corpo Emocional e geradas pelo Espírito, contraindo sua densidade para isso, no sentido de evitar o fluxo dessas vibrações nocivas e impedindo que elas atinjam o Corpo Físico. Quando essa proteção ocorre, as toxinas emocionais sofrem um retorno e voltam ao Corpo Emocional, ficando ali instaladas, na forma de bloqueios energéticos, até que sejam expurgadas nessa ou em outra vida. Esses bloqueios são os que são tratados pela EFT e por outras terapias chinesas de acupunturas, nos meridianos do Corpo Emocional. Quando o Corpo Etérico não consegue reagir e proteger o Corpo Físico contra esse fluxo de energia emocional, ele recebe um afastamento compulsório, fazendo com que a vitalidade da pessoa caia instantaneamente e com que desmaie ou tenha ataques. A estrutura intima do Corpo Etérico fica seriamente afetada quando por meio de desregramentos e vícios, a pessoa utiliza substâncias corrosivas como álcool, fumo, drogas e outros medicamentos cujos componentes químicos sejam tóxicos.
Corpo Emocional
Modelo organizador biológico exerce papel fundamental na estrutura orgânica que dá forma aos corpos Etérico e Físico. Promove a formação e coesão de milhões de células, transmitindo as informações precisas do DNA para que o Corpo Físico reflita as necessidades do Espírito. Primeiro invólucro espiritual mais próximo da matéria. Facilmente visível por clarividentes, tem luminosidade variável, branca argêntea, azulada. Destaca-se na sua anatomia, a presença dos Centros de Forças, dos órgãos semelhantes aos existentes no Corpo Físico e do cordão de prata, que o liga diretamente aos dois corpos. Invólucro fluídico eletromagnético, sutil, com células de luz ou fótons, é sensível ao pensamento, apresenta em sua fisiologia elasticidade, irradiação, além das sensações próprias dos seres humanos. É o corpo que o Espírito utiliza após a morte do Corpo Físico. Depositário de certos instintos e emoções passionais, expressa a sensibilidade do prazer e da dor, e em suas células sutis registram-se todas as emoções comandadas pela vontade, vícios e paixões, além dos primeiros ensaios de sentimentos. Através dele o Espírito expressa de forma mais intensa e plena as suas emoções, por isso que é chamado de Corpo Emocional. Possui um conteúdo instintivo chamado Subconsciente, que é responsável pelo crescimento da consciência no ser, onde estão registradas as paixões, emoções, sensações, desejos, apetites e instintos, provenientes de sua vivência em vidas passadas. O instinto de conservação, tanto quanto os impulsos sexuais também se encontram nesse Subconsciente. Essa subconsciência é então o porão de armazenamento de todas as emoções.
A possibilidade dos nossos pensamentos e sentimentos poderem influenciar a intimidade do nosso Corpo Emocional abre uma nova visão a respeito da problemática da saúde humana. A própria existência de uma energia magnética que faz parte da estrutura do Corpo Emocional, fazendo com que o mesmo atraia para si tudo aquilo que esteja em harmonia com suas vibrações ou repila aquilo que lhe é contrário, faz com que o Corpo Emocional determine que as energias salutares ou enfermiças estejam ligadas a ele e sejam absorvidas pelas próprias células, conforme o posicionamento do Espírito. Sendo assim, as vibrações mentais, os pensamentos, as emoções e as palavras não deveriam ser vistas apenas como manifestação humana, mas sim como sendo um produto com estrutura eletromagnética a ser absorvida pelo corpo. O ser humano hoje se encontra preso às formas de expressão negativas, tanto através de pensamentos, palavras ou atos, quanto por suas emoções ou sentimentos, criando verdadeiros agregados de energias desequilibradas que acabam por impregnar o seu Corpo Emocional, traduzindo-se em transtornos, traumas, doenças, etc. O tratamento ou a cura de qualquer doença de natureza psicológica ou física, deveria ater-se a essa realidade do Corpo Emocional, para que o homem seja visto de maneira mais ampla. A técnica da EFT que trata da liberação do fluxo de energia eletromagnética bloqueada no Corpo Emocional, em função de ocorrências de pensamentos, sentimentos e emoções negativas, leva em consideração essa realidade ampla, tratando o ser humano de uma forma integral.