“Se todas as crianças recebessem aplicação de EFT desde o inicio de sua vida e depois, mais tarde, aprendessem a se auto aplicar, a sua geração certamente seria mais pacífica e amorosa.”
Como ajudar nossas crianças com a EFT?
Não estaremos falando das crianças de modo geral e sim das crianças pequenas, recém-nascidas, bebês e das crianças de 3 a 9 anos, que tem particularidades.
EFT em bebês
O que podemos fazer para os bebês que vão para a cama, irritados, choram e levantam várias vezes à noite? Quando você põe o bebê no berço, ele fica mais agitado, começa a chorar, quer vir no seu colo, então você faz a EFT nele e ele gosta por causa dos toques que você faz. São toques suaves, delicados, relaxantes, principalmente se forem feitos pela mãe ou pelo pai, ou por um parente querido, que ele goste. Ao fazer os toques, quando eles acordam no meio da noite, você consegue fazê-los dormirem mais fácil e rapidamente. Fazendo isso com certa frequência, eles aprendem, acostumam, e depois quando eles tiverem por volta dos 2 anos, eles farão os toques neles mesmos, por já estarem acostumados. Para isso é preciso que você ensine a fazer os toques desde pequenos. Você estará atuando no nível dos sintomas, ou seja, quando estão irritados e chorando por causa de alguma coisa que eles estão conectados e você não descobre o que é.
EFT De Noite Para Crianças de 3 a 9 anos
Essas crianças passam o dia como os adultos. Aconteceram eventos que as irritaram, as incomodaram, as fizeram se sentirem rejeitadas e todas essas coisas. Elas internalizam essas experiências durante o dia, como eu, como você. Internalizam, não resolvem, e as experiências ficam no seu inconsciente de alguma forma e vão assim se acumulando com o tempo.
Seria muito bom, se toda noite quando a criança vai pra cama você perguntasse: “Como foi o seu dia hoje”?
A criança pode dizer algo como: “o papai me assustou quando ele gritou comigo hoje” ou “eu vi um monstro comendo as pessoas na televisão hoje” ou “minha professora acha que eu não sou muito inteligente”, ou “Eu não consigo correr mais rápido que o João Pedro”. Pode ser algo que nós nem sabemos, nem sabemos como elas estão lidando com isso, se elas se sentem mal ou não, mas aqui você tem essa oportunidade. Enquanto a criança estiver falando isso, conectando-se com algum problema, você começa a fazer os toques nos pontos das frases lembretes, enquanto ela está falando. Elas gostam, é amoroso, suave e confortável. É como se você estivesse contando uma história, elas gostam. Daí você perceberá que ela ficará mais calma, serena e com maior disposição para dormir.
Essa aplicação pode eliminar dores, irritações, ansiedade, etc, fazendo com que a criança se acostume a dormir num clima mais suave e pacífico. Você não estará fazendo a EFT completa e perfeitamente, uma vez que você a está fazendo superficialmente e eliminando uma boa parte de questões superficiais, para que não se acumulem. A criança provavelmente irá crescer mais livremente, sem esse acumulo de pequenos transtornos e questões emocionais que ocorrem e se acumulam em seu inconsciente..
Outras ocasiões propícias para se aplicar a EFT em criança, são nos momentos críticos de suas vidas como: primeiros dias de escola (insegurança, ansiedade, etc); antes das provas escolares; antes ou nos dias que antecedem a um grande evento de sua vida (formatura, jogos, etc), principalmente para baixar a ansiedade. Você poderá com o tempo ir ensinando a ela a se auto aplicar. Com o tempo elas aprendem e fazem sozinhas.
Com certeza irão surgir inúmeras outras oportunidades em que você poderá aplicar e ir ensinando para que ela cresça com essa cultura que só lhe trará facilidades.