Quando falamos de Prosperidade nos vem logo à mente uma pessoa com bastante dinheiro. Mas esse é um conceito que a maioria das pessoas sabe que não é bem assim, mas ainda fica aquela sensação difícil de aceitar, como se fosse uma teima. A Prosperidade envolve o equilíbrio financeiro sim, mas envolve muitas outras coisas que sem elas, é difícil considerar que se trata de uma pessoa próspera.
É só imaginar uma pessoa com muito dinheiro, mas sem muita educação, sem cultura, que guarda tudo o que tem, só pensando em si e nos seus, que só pensa em dinheiro, altamente egoísta, aproveitadora das situações, e por aí vai. Mesmo que ela continue a ganhar muito dinheiro, está longe de ser uma pessoa próspera.
A pessoa próspera tem uma visão diferente do mundo. Embora ela desfrute de uma situação financeira estável, oriunda de um negócio lícito, ela trabalha para que o mesmo se desenvolva dentro de um clima da mais completa honestidade, cumplicidade e harmonia, sejam em relação aos seus clientes, seus funcionários, seus colaboradores, seus fornecedores e a sociedade onde está inserida. A ação solidária é sempre frequente em seus atos, sempre disposta a contribuir, dentro de suas possibilidades. Seus colaboradores se sentem gratos por estarem trabalhando pra ela. Até os seus clientes se sentem bem de serem seus clientes. Ao visitar as suas instalações, as pessoas sentem o bem estar de ver o trabalho em movimento, as interações harmônicas entre as pessoas, tudo num clima altamente dinâmico e saudável. Muitas vezes, sem nos percebermos, já nos deparamos com diversos ambientes assim e saímos com uma boa impressão deles. Mas não para por aí! A pessoa próspera é equilibrada, íntegra, correta e de caráter. Amiga de todos, gosta de se relacionar com as pessoas. De bom papo com todo tipo de pessoa. É indulgente para com as que não gostam dela. Gosta de conhecer coisas novas e se atualizar, através da leitura, do cinema, teatro, internet, viagens, etc. Gosta de uma boa música. Gosta de conviver com os amigos. Leva uma vida saudável e equilibrada. Não é de ostentar e nem de se sentir mais importante que os outros. Trata a todos com igualdade. Entende a Deus e o sentido da vida. É altamente fraterna e adora os princípios da liberdade.
Não sei se faltou algum item ou algum detalhe, na minha intenção, buscando descrever a imagem de uma pessoa que a grande maioria tem de uma pessoa próspera, mas, fica a pergunta: Como é que estão as suas escolhas para desenvolver a sua prosperidade? O que você tem buscado em sua vida, para obter algumas ou todas essas virtudes descritas acima? Você poderia dizer: “Estou trabalhando duro pra ficar rico!” Mas, como vimos a Prosperidade não depende só do dinheiro. E as outras coisas? Como é que está a sua busca pelo aprimoramento do seu Caráter? Da sua Integridade? Da sua Honestidade? Do seu senso de Solidariedade? De sua Fraternidade? Dos seus relacionamentos de Amizade? Conjugal? Familiar? Da sua capacidade de perdoar? E de agradecer? Da sua Harmonia Interna? Da sua Paz Interior? Da sua capacidade de renovar-se? De se atualizar? De conhecer coisas novas? De tocar um instrumento? De ler um livro? Assistir um bom filme? Ouvir boas músicas? De assistir a uma peça de teatro? De participar de um grupo de dança? De praticar uma atividade física? De fazer uma viagem? De bem cuidar da sua saúde? De ter uma vida saudável? De cuidar da sua mente e de seus bons sentimentos? De buscar a sua maior interação com Deus, com o Universo, com a Natureza e com as pessoas?
O cultivo dessas buscas trará a pessoa uma série de visões e percepções da vida, que fará dela uma pessoa com uma elevada visão do mundo e que a fará empregar o seu dinheiro e direcionar suas ações e decisões de maneira muito mais harmônica e equilibrada, não só satisfazendo as suas expectativas, mas provendo as necessidades e expectativas da maioria das pessoas que interajam com ela. As pessoas que cultivam a maioria dessas buscas possuem como metas, muito mais do que apenas ganhar mais dinheiro para se tornar uma pessoa rica e sim de conquistar outras virtudes como parte do seu desenvolvimento pessoal. Se você buscar desenvolver essas coisas, você certamente descobrirá que existem várias pessoas prósperas e com pouco ou quase nenhum dinheiro! Porque antes de sermos prósperos financeiramente, precisamos ser prósperos no ato de bem viver! Para que quando vier o dinheiro estarmos preparados para sabermos empregá-lo adequadamente!