Para mostrar a vocês alguns casos vivenciados pelo Gary Craig, fundador da EFT – Emotional Freedom Tecniques – na aplicação da EFT para solução de problemas de desempenho, segue um relato de uma de suas aulas, que mostram casos verídicos interessantes e com causas inusitadas, que nos dão uma noção clara do quanto emoções e ocorrências do passado, que às vezes nós nem nos lembramos, interferem no nosso comportamento recente, quando menos imaginamos. E o quanto a solução destas questões emocionais do passado, podem nos proporcionar um upgrade também na atualidade.
Segue o conteúdo:
Quando falamos de desempenho, não estamos falando apenas de desempenho esportivo, de canto, artístico, etc; estamos falando de todas as formas de desempenho. Ainda, desempenho de vendas, como ator, falar em público, todos esses tipos podem ser melhorados com a prática da EFT. Todo problema de desempenho tem questões emocionais que estão por traz e que impede das pessoas desempenharem bem a que se propõem. Existem muitas questões emocionais que nós não temos consciência. E para problemas de desempenho, também elas, as questões emocionais, é que devem ser tratadas e também através dos eventos específicos. Há questões emocionais por traz de cada desempenho desejado.
Exemplos:
- Se eu melhorar as minhas deficiências no golfe os meus amigos vão ficar com inveja e vão me abandonar.
- Se eu melhorar nos negócios eu ficarei melhor que meu pai e meu pai pode não gostar.
- Eu não mereço estar no Carnegie Hall.
Uma cantora lírica que queria cantar uma música e tinha que atingir notas muito difíceis. Como, na infância, ela era muito criticada pela mãe, a plateia para ela era como se fosse a sua mãe criticando. Depois de identificado, esse problema foi tratado, utilizando as mesmas práticas das questões emocionais e ela conseguiu atingir o seu objetivo, adquirindo mais firmeza e se desprendendo daquele fator emocional que a limitava.
No caso de um vendedor que se achava entre os bons vendedores. Por ter medo de ser rejeitado, por já ter sido rejeitado na infância, quando ia ligar para um cliente oferecendo algum produto, aquele medo proveniente do caso da infância vinha à tona e criava um pavor de ter que ligar para os clientes. Identificado e superado esse fator limitante ele passou a realizar as suas ligações com mais confiança e desprendimento, fazendo com que as suas vendas aumentassem.
Trabalhando com um grupo de vendedores, por serem vistos como manipuladores, como pessoas más, por terem sido enganados na infância, por terem sido bloqueados pelos seus pais, eles tinham um medo inconsciente do sucesso. Isso os bloqueavam a buscar um lugar melhor financeiramente. Também após o devido tratamento com a EFT, a força da influência desses pensamentos foi eliminada, eles passaram a se sentir como pessoas melhores e mais dispostas, e como consequência a satisfação com o trabalho e as vendas também aumentaram.
No caso de uma atriz que se preparou, fez seus ensaios, e estava tudo pronto, quando ia estrear no seu papel principal, na hora de se adentrar ao palco, ela ficou bloqueada e deu branco e não queria aparecer naquelas circunstâncias. Evidente que a repercussão desse fato só lhe trouxe transtornos posteriores. Depois disso, embora fora uma boa atriz, não conseguiu mais trabalhar, ficou sem emprego e, ao procurar tratamento com a EFT, foi identificado que aos 15 anos de idade ela tinha sofrido abuso sexual por parte de um amigo de seu irmão. E por causa disso, ela no momento de entrar em cena, se sentiu invadida, como se a plateia tivesse invadindo a sua privacidade. O abuso sexual ocasionou uma inquietação emocional, fez com que ela esquecesse a fala e não entrasse na personagem. Durante o tratamento foi detectado, culpa, medo, vergonha, relacionados ao abuso sexual que sofreu. Após o tratamento, todos os transtornos relacionados foram dissolvidos e a atriz até voltou a trabalhar e a atuar muito bem.
Ao serem trabalhados esses conflitos com a EFT, dissolvendo todos os eventos específicos, as suas atitudes em relação aos seus compromissos se renovam e a pessoa passa a ter uma maior disposição para enfrentar seus desafios.