“O Carma é o retorno do efeito correspondente de uma ação criada no passado, influenciando a todos os seres do Universo, que a causaram.” É a lei de Causa e Efeito juntamente com o resultado positivo ou negativo gerado pelo ser, de acordo com suas ações. Todas as causas produzem efeitos futuros de igual intensidade e responsabilidade, que retornam a seus criadores, para que usufruam da própria criação. É uma lei imutável que tanto disciplina os fenômenos da vida humana, quanto os dos planetas, o do amor entre os seres, o da afinidade entre as substâncias, o da coesão entre os astros e outros mais. Atua tanto nas coisas animadas como nas inanimadas, pois rege e disciplina todos os ciclos da vida, que vão desde o mineral, o vegetal, o animal e o espiritual, do finito ao infinito, do átomo a estrela e da Terra ao Universo. Nenhum acaso rege o destino das coisas. É a Lei do Carma que tudo coordena, ajusta e opera intervindo tanto em fenômenos sutis do mundo microscópio, quanto na nossa vida comum no dia a dia, como na vastidão imensurável do Universo. Ela tem como único objetivo dirigir o aperfeiçoamento incessante de todas as coisas e seres, já previsto nos grandes planos da Criação.
Com os seres humanos, os atos praticados por pensamentos, emoções, palavras ou ações, desde vidas passadas até instantes atrás, podem trazer coisas boas ou ruins aos seus autores, na proporção entre o bem e o mal que deles resultou. Os seus efeitos atuam posteriormente sobre a sua disposição, vontade, caráter e desejos, nos seus planos de vidas. Embora pareçam anular o seu livre arbítrio, são forças resultantes dos próprios atos individuais do passado praticados pelos seus protagonistas. É o efeito agindo e dominando a vontade do ser, e reagindo exatamente de acordo com as causas que ele gerou. A lei de Causa e Efeito registra as ações boas e más, enquanto que a Lei do Carma procede ao balanço das ações efetuadas, dando a cada um o saldo que lhe compete, em seus resultados bons ou ruins. A pessoa produz o seu Carma usando do livre arbítrio e que só é limitado quando começa a perturbar a coletividade ou a si mesmo. Aqueles que se envolvem em violência, ódio, desonestidade, hipocrisia ou crueldade, sem dúvida, sempre terão essas forças presentes e atuantes em suas vidas. Aqueles que se devotam a uma vida digna, de amor ao próximo e em harmonia com as leis naturais, produzem uma existência melhor e cheia de felicidades. Quanto mais as pessoas se odeiam e se digladiam, mais a lei do Carma as aproximam e as reúnem em vidas futuras, fazendo-as conviverem com os seus próprios desmandos. Os sentimentos odiosos não podem ser rompidos violentamente, através da brutalidade, e sim devem ser desatados cordialmente e fraternalmente, pelos seus próprios autores. A Lei sempre se encarrega de aproximar os que não se dão bem, até que através de recursos eficientes, consiga fazê-los a se unirem e a se amarem.
Por isso, não culpeis a Deus e nem a qualquer “destino injusto ou fatídico”, uma vez que só estás colhendo o resultado do seu plantio descuidado do passado. “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”; “A cada um segundo a suas obras”; “Quem com ferro fere com ferro será ferido”. As regras inflexíveis não abrem exceções a quem quer que seja, e ajustam todas as criaturas à disciplina coletiva tão necessária ao equilíbrio e a harmonia do Universo. A Lei do Carma não pune, mas reajusta e eleva! Tudo o que dela provem ocorre para a felicidade e o progresso dos seres. Ela é a lei benfeitora que indica o caminho mais adequado ao aprendiz, corrigindo-lhe os passos titubeantes, a fim de ajustá-lo mais rapidamente a se elevar. Deus apenas estabeleceu leis sábias, que agem sob a égide do próprio bem, que arrebanham os retardatários, rebeldes e teimosos que se encontram estacionados nos caminhos da vida ilusória, ajustando-os ao rumo exato do seu progresso espiritual.
Qualquer pessoa sujeita a problemas gerados pela Lei do Carma em sua vida atual, pode, através da sua força de vontade, atuar positivamente na origem ou na essência das causas desses problemas, visando desatar ocorrências infelizes ou sobrepujar os próprios efeitos do seu passado delituoso, através da renovação de suas ideias, pensamentos, sentimentos e ações, em busca de uma vida nova, mais promissora e feliz. É a própria Lei do Carma que passa a ser dirigida pela pessoa, que de forma inteligente, procura ajustar-se ao curso evolutivo de sua vida, integrando-se ao ritmo natural de seu progresso, deixando de resistir ao impulso que a orienta e a harmoniza, paciente e confiante, nos novos objetivos elevados. Em lugar de entregar-se à revolta ou ao desalento, busca superar-se, extraindo as mais vigorosas energias de sua dor, superando o seu sofrimento e produzindo superações e rumos notáveis. São muitos os exemplos que nos são mostrados de pessoas que conseguiram essa superação. Em casos graves e outros não tão graves, estamos sempre testemunhando casos de superações de pessoas que deram muito de si em busca de um novo rumo, mais promissor para si mesma. A EFT pode e muito auxiliar as pessoas que se candidatam a tais desafios, uma vez que é muito útil em casos que requer desafio, superação e aumento de performance. O que não pode, e não pode mesmo, é ficar acomodado, pensando que por se tratar de Carma, nada se pode fazer, que é assim mesmo, não podemos mudar, etc. Sim, existe o que fazer, podemos fazer algo sim, buscando a auto superação através da força de vontade e da correção do rumo, muito será superado e muito será conquistado, com vista a um futuro melhor! É só querer!